segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Rio Summer

Em sua primeira edição, o evento Rio Summer, que terminou na noite de sábado (8), cumpriu sua proposta inicial: fixar-se no calendário da moda da cidade e ser uma celebração do estilo de vida carioca. Sediado no Forte de Copacabana, o evento reuniu 16 grifes, incluindo Osklen, Lenny, Cia Marítima, Rosa Chá e Iódice, que mostraram suas coleções de alto verão nos três dias de maratona de desfiles.

Ao contrário do já consagrado Fashion Rio, que atrai multidões de pessoas comuns aos desfiles e vira ponto de badalação, o Rio Summer foi uma festa praticamente restrita aos convidados estrangeiros (como o estilista italiano Valentino e dezenas de jornalistas do exterior), que lotaram o Hotel Fasano, em Ipanema, às custas do evento.

O resultado foi uma produção claramente feita para gringo ver, alimentando ao máximo o imaginário sobre o povo carioca no exterior. O samba, a paisagem, mulheres bonitas com pouca roupa e a glamourização do estilo despojado: tudo convergia para o estereótipo corrente do Rio de Janeiro. E para quem não entendesse, não faltaram intérpretes e legendas, pois durante os dias de Rio Summer, a primeira língua foi o inglês.

Tendências
Nas passarelas, as grifes apontaram tendências para o visual do verão. O biquíni tomara-que-caia reto e os maiôs com recortes geométricos ficaram em evidência e devem fazer sucesso nas praias nos próximos meses. De acordo diversos desfiles, a tendência é usar cores lisas, sem estampas, para valorizar o corte das peças de banho.

O destaque da grife de Oskar Metsavaht foram chapéus Panamá transformados em manga de vestido. Na apresentação da Osklen, o chapéu também apareceu adornando as cabeças das modelos, remetendo ao clima retrô da coleção, cujo tema é o verão de 1958. A Lenny mostrou biquínis e maiôs com cortes geométricos ou drapeados, com ênfase nas cores lisas.

No sábado, a Cia Marítima fez um desfile marcado pela sensualidade, com mastros de pole dance adornando a passarela. A marca exibiu biquínis em tamanhos reduzidos e maiôs com decotes tão ousados, que fizeram algumas modelos acidentalmente mostrarem mais do que deviam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário